sexta-feira, 24 de maio de 2024

Do Anticristo e seus sinais


 Do Anticristo e seus sinais


É Anticristo todo aquele que não vive segundo a norma da profissão cristã, ou todo aquele que ensina de outra maneira.

Muitos que não hão de ver os tempos do Anticristo serão, não obstante, contados como membros dele.

Antes que venha o Anticristo, muitos membros seus o precederão e em razão de suas más ações precederão a sua cabeça, segundo uma sentença do Apóstolo (II Tess., XI, 7), quem afirma que já obra o mistério da iniquidade antes de que seja manifestado.

Nos tempos do Anticristo, a Sinagoga se atiçará contra a Igreja mais duramente que nos tempos em que perseguiu os cristãos quando da vinda do Salvador.

Quando o Diabo vê se aproximando o fim do mundo, tanto mais cruéis perseguições levanta, porque está vendo que, em seguida, será confinado e, por isso, multiplica os companheiros com os quais ficará condenado aos fogos do inferno.

(San Isidoro de Sevilla, De los sinonimos y el libro I de Las Sentencias, cap. XXV, Del Anticristo y sus señales)

sábado, 18 de maio de 2024

Meios para vencer-se a si mesmo


 Meios para vencer-se a si mesmo


1) A oração: quem reza consegue tudo. Oratio, cum sit una omnia potest, diz S. Boaventura. E o próprio Jesus Cristo disse: Pedi tudo quanto desejardes e ser-vos-á concedido.

2) Fazer-se violência com uma resolução firme; uma vontade forte triunfa de tudo.

3) Examinar-se sobre a paixão que tem a combater [a ambição; a cólera; a sensualidade; a vaidade; o apego ao interesse, à opinião própria, à própria vontade etc.], impondo-se alguma penitência cada vez que sucumbir.

4) Reprimir os desejos desregrados. Dizia S. Francisco de Sales: "Quero poucas coisas; e o que quero, com muita moderação o quero."

Mortificar-se nas pequenas coisas, e mesmo nas permitidas. É assim que se ganha disposição para triunfar nas ocasiões mais importantes. Convirá, por exemplo, privar-se de dizer certo gracejo, reprimir certa curiosidade, não colher determinada flor, não abrir logo uma carta [...].

(S. Afonso de Ligório, Selva, Instrução VIII, parte III)

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Sao João Clímaco (Excerto)


 "Não há nada que iguale ou supere as misericórdias de Deus. Portanto, aquele que se desespera está cometendo suicídio. Um sinal de verdadeiro arrependimento é reconhecer que merecemos todos os problemas, visíveis e invisíveis, que nos acontecem, e até maiores. Moisés, depois de ver Deus na sarça, voltou novamente para o Egito, ou seja, para a escuridão e para a fabricação de tijolos de Faraó, simbolizando o Faraó espiritual. Mas ele voltou novamente para a sarça, e não apenas para a sarça, mas também para a montanha. Quem conheceu a contemplação nunca se desesperará. Jó se tornou mendigo, mas se tornou duas vezes mais rico novamente."


- São João Clímaco