domingo, 24 de agosto de 2014

Somente os católicos são cristãos

Mesmo entre os católicos, numerosos são aqueles que pensam que não-católicos possam ser cristãos. Assim, protestantes, luteranos, ortodoxos etc. seriam também cristãos, já que crêem em Jesus Cristo.  O catolicismo seria então um ramo do cristianismo como seria o protestantismo.  Essa visão é absolutamente falsa porque somente os católicos são cristãos.

"Onde está o Cristo, lá está a Igreja Católica
(Santo Inácio de Antióquia, Ep. ad Smyr. § 8)
Em sentido contrario, onde não se encontra a Igreja Católica, lá não está Cristo...

- Grande Catecismo do santo Pio X:
Quem é o verdadeiro Cristão?
O verdadeiro cristão é aquele que é batizado, que crê e professa a doutrina cristã e obedece aos pastores legítimos da Igreja.
Que é a doutrina Cristã?
A doutrina cristã é a doutrina que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou para nos mostrar o caminho da salvação.
- Mgr de Ségur, citando Bossuet:
"O único meio de ser cristão é ser católico, quer dizer, de pertencer não somente pelas simpatias e pelas crenças, mas também pela prática aberta e pública, à Igreja Católica, à Igreja governada pelo papa, à única verdadeira comunidade de Jesus Cristo. 
Nunca houve e nunca pode haver senão um único Cristianismo.  Se o protestantismo fosse Cristianismo, o Catolicismo não seria o principal. Não é o principal uma questão de forma, mas uma questão de fundo.  A instituição de Jesus Cristo não pode ser submetida aos caprichos das pessoas, e o protestante que forja um Cristianismo a sua fantasia não é o verdadeiro Cristianismo, o Cristianismo que Nosso Senhor aportou ao mundo e então confiou o depósito e a difusão à Igreja.
Fez-se nossos dias um estranho abuso desse glorioso nome de Cristão.  Desde o protestante que professa ou rejeita a sua maneira a divindade do Cristo, até o socialista que não vê a liberdade senão na aniquilação da Igreja, toda a multidão dos heréticos é de revolucionários disfarçados de Cristianismo, mas qual Cristianismo!
Ser Cristão é ser Católico; fora dali pode-se ser luterano, calvinista, maometano, mórmon, livre pensador, budista, mas não é, não se pode ser Cristão."
Mgr de Ségur - "Causeries sur le protestantisme d’aujourd’hui" - 1894

Fonte:http://roberto-cavalcanti.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Gosto muito deste blog.
    As postagens são boas. Não vive de sensacionalismos nem de bobagens em torno do 3º segredo de Fátima.
    Sugiro-lhe que corrija um erro de português no cabeçalho do blog: o certo é "Este blog é tradicionalista e não "Esse" blog....

    ResponderExcluir