No Advento a cor litúrgica é o roxo, que é usado desde as I Vésperas do I Domingo do Advento até a última missa que antecede a da Noite de Natal. Nesse período, só é usada outra cor para festas e solenidades como a Imaculada Conceição (branco) e o III Domingo do Advento (Gaudete), quando, à semelhança do IV Domingo da Quaresma (Laetare), se usa o rosa, que é uma cor intermediária entre oroxo (Quaresma e Advento) e o branco (Natal e Páscoa), e representa a alegria que se aproxima.
A Igreja pós-conciliar tem proposto, em sua sanha de desfigurar a Liturgia, que, no Advento, se substitua a cor roxa por outra mais alegre, como o rosa ou o lilás, com o pretexto de que o Advento é um período de alegria para a Igreja.
ROSA. É fato que o roxo se relaciona tanto com a penitência quaresmal, quanto com a sobriedade e preparação próprios do tempo do Advento. De mais a mais, o rosa já tem seu lugar na Liturgia, como já dito acima, no Domingo Gaudete e no Domingo Laetare. Estender o seu uso para todo o período do Advento tiraria o sentido e a razão destes dois domingos, que possuem sua própria liturgia e marcam os dias de júbilo dentro de tempos particularmente sóbrios.
LILÁS. Os modernistas defendem o lilás para preservar os domingos de rosa, e viria como uma cor intermediária entre o rosa e o roxo. Sobre isso:
1) uma vez que o rosa é cor intermediária entre roxo e branco, a confusão gerada por tanto "intermediarismo" nas cores já seria um bom motivo para não utilizá-lo.
2) o lilás não é cor do Rito Romano e sua introdução nos paramentos litúrgicos constituiria um abuso grave, tão grave quanto o uso do laranja.
3) trata-se de um artificialismo; os fiéis não relacionam o lilás com preparação para o Natal, mas o roxo.
Para concluir, se alguma paróquia precisa realmente da invenção de uma cor litúrgica criadaex nihil para entender que Quaresma não é Advento, essa pobre comunidade necessita,urgentemente, de uma boa catequese litúrgica.
Fonte:http://farfalline.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário