domingo, 19 de junho de 2022

SOBRE ENOQUE E ELIAS


                                                         SOBRE ENOQUE E ELIAS:


"Enoque, que agradou a Deus, foi transferido naquele mesmo corpo com que agradou a Deus, prefigurando a transladação dos justos; e Elias foi levado, assim como se encontrava, na substância de sua carne, prenunciando profeticamente a assunção dos homens espirituais (...) Onde foi posto o primeiro homem? No paraíso, sem dúvida, como diz a Escritura. E foi de lá que foi expulso para este mundo, por ter desobedecido. E os presbíteros, discípulos dos Apóstolos, dizem que foi para lá que foram levados os que foram transferidos." (Santo Irineu de Lyon)


"Não creiais que o Senhor se equivocou dizendo algumas vezes que virá Elias, e outras que já veio. Porque quando diz que já veio Elias, este Elias de quem fala o Senhor é João Batista; mas quando fala que virá Elias e restabelecerá todas as coisas, fala do próprio Elias em sua própria pessoa: ele corrigirá a infidelidade dos judeus, e converterá o coração dos pais para os filhos, ou seja, dos judeus para os apóstolos." (São João Crisóstomo)


"Elias foi arrebatado ao céu aéreo não ao céu empíreo, que é o lugar dos santos. O mesmo se deu com Enoque; mas foi arrebatado ao paraíso terrestre, onde cremos que vive junto com Elias até o advento do Anticristo." (Santo Tomás de Aquino)


"Negar o advento futuro de Elias é uma heresia, ou um erro que se aproxima de heresia." (São Roberto Belarmino)


"É preciso ser mais do que temerário para rejeitar a tradição da vinda de Enoque e Elias no fim do século." (Bossuet)


“No momento em que a tempestade é mais violenta, quando a Igreja estará sem piloto, onde o sacrifício sem sangue cessará em todos os lugares, onde tudo parecerá desesperador humanamente, veremos, diz São João, duas testemunhas. Essas duas testemunhas serão dois homens estranhos, aparecendo de repente no meio do mundo, sem que ninguém possa contar de onde eles vieram, seu nascimento, sua origem ou família (...) Uma dessas tochas e dessas duas oliveiras é Enoque, o bisavô de Noé, o antepassado direto de toda a raça humana. O outro é o profeta Elias, que, como o Salvador disse, está destinado a restaurar todas as coisas." (Padre Arminjon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário