“A Missa nova foi feita por uma
comissão de que faziam parte seis pastores protestantes, e foi
impregnada do espírito do Concílio Vaticano II, isto é, um espírito
ecumênico de aceitação de todas as religiões, de adaptação ao mundo
moderno. Pela mentalidade ecumênica, sobretudo para não chocar os
protestantes, a Missa nova atenua (a Missa tradicional acentua) os
principais dogmas incluídos na Santa Missa: Sacrifício propiciatório,
Sacerdócio hierárquico, Presença Real e Transubstanciação.” (A missa
nova em questão)
Veja na foto abaixo os seis pastores protestantes que ajudaram na elaboração da Nova Missa com o Papa Paulo VI:
Pastores protestantes Georges, Jasper, Sephard, Konneth, Smith, e Thurian com o Papa Paulo VI.
* * *
No dia 10 de abril de 1970, Paulo VI recebeu a comissão que elaborava o novo “Ordo Missae”.
Nesta audiência, o Pontífice deixou-se fotografar ao lado dos
observadores das “Comunidades eclesiais não católicas” que participaram
da referida Comissão (os pastores protestantes: Dr Georges, Côn. Jasper,
Dr. Sephard, Dr. Konneth, Dr. Smith, Fr. Max Thurian). A fotografia foi
publicada na Revista “Notitiae”, da Sagrada Congregação para o
Culto Divino, nº 54, maio de 1970. Na oportunidade, o Papa dirigiu aos
presentes uma Alocução em que agradece sua colaboração: “Nós temos de
agradecer-vos muito vivamente (…). O que vos era pedido, não era fácil
com efeito (…): redigir de uma maneira nova textos litúrgicos provados
por um longo uso, ou estabelecer fórmulas inteiramente novas” (cfr.“ La Documentation Catholique, 3-5-70. nº 1562, 52º ano, T. LXVII).
(Extraído do Livro: A Missa Nova: um caso de consciência)
* * *
Ora, estes pastores não se limitaram a assistir, mas tiveram participação ativa.
“A intervenção ativa destes
‘observadores’ é corroborada por declarações de Mons. W.W.Baum, “diretor
executivo” dos assuntos ecumênicos da Conferência Episcopal Americana:
“Eles não lá estiveram como simples observadores, mas como consultores, e
participaram plenamente das discussões sobre a renovação litúrgica
católica. Não faria muito sentido caso se contentassem em ouvir, mas
eles puderam contribuir” (Detroit News, 27 de junho de 1967).” 1
Ademais, como afirmou Mons. Lefebvre, por
que os protestantes teriam sido convidados para a Comissão da Reforma
Litúrgica senão para que dissessem “se estavam satisfeitos ou não, ou se
havia alguma coisa que lhes não agradava, se eles podiam rezar
conosco?” 2
Essa escandalosa participação dos protestantes teve um precedente notório: o Concílio Vaticano II:
Os protestantes, integrando um grupo que
foi chamado de “OBSERVADORES NÃO-CATÓLICOS”, já estavam presentes na
Aula Conciliar desde o primeiro dia da Primeira Sessão do Concílio
Vaticano II, e a importância de sua participação foi logo enfatizada,
pois no programático discurso de abertura do Concílio (11/10/62), o
Santo Padre João XXIII anunciou formalmente que uma das grandes
finalidades do encontro seria a união dos cristãos.
“Esses “OBSERVADORES NÃO-CATÓLICOS”
participaram do início ao fim do Concílio e no final deste, ou seja, no
dia 4 de dezembro de 1965, estavam presentes em uma cerimônia ecumênica,
na qual o Papa Paulo VI, “com evidente satisfação” e dirigindo-se a
tais “observadores”, disse:
“… Sabeis, Irmãos, que de muitas maneiras
o nosso próprio Concílio Ecumênico pôs-se em movimento em direção a
vós: da consideração que os Padres Conciliares não deixaram de
manifestar pela vossa presença, que tão cara lhes era, até o esforço
unânime para evitar toda expressão que não fosse cheia de deferências
para convosco; da alegria espiritual de vermos vosso grupo de escol
associado às cerimônias religiosas do Concílio, até a formulação
de expressões doutrinais e disciplinares aptas a arredar os obstáculos e
a abrir sendas tão largas e aplainadas quanto possível para uma melhor
valorização do patrimônio religioso que conservais e desenvolveis: a Igreja Romana, como vedes, testemunhou a sua boa vontade de vos compreender e de se fazer compreender; não pronunciou anátemas,
senão invitações; não traçou limites à sua espera, como tampouco os
traça ao seu oferecimento fraterno de continuar um diálogo que a
empenha.” 3 (grifos nossos)
1 “La nouvelle
messe est d´esprit protestant”, Mons. Lefebre, “La Libre Belgique”,
25/9/76. Reproduzido de “Le mouvement Liturgique”, Abbé Didier
Bonneterrre, ed. Fideliter.
2 A Missa de Lutero, conferência de Mons. Lefebvre.
3 A “Renovação” da celebração da Missa, Francisco Lafayette.
2 A Missa de Lutero, conferência de Mons. Lefebvre.
3 A “Renovação” da celebração da Missa, Francisco Lafayette.
(Extraído de RESPONDEO nº 1; Permanência; “C) O escandaloso convite feito aos protestantes”)
* * *
Eis o testemunho insuspeito do presidente
da Comissão de Liturgia, principal responsável pela Nova Missa, Mons.
Aníbal Bugnini: ” A oração da Igreja não deve ser um motivo de constrangimento para ninguém“, portanto, é necessário ” arredar toda a pedra que poderia constituir qualquer sombra de risco de tropeço ou de desprazer para os nossos irmãos separados”
– quer dizer os protestantes - (L’Osservattore Romano, 19.03.65). No
mesmo sentido fala o teólogo, amigo confidencial de Paulo VI, Jean
Guitton: ” O Papa Paulo VI me confiou que era sua intenção assemelhar o mais possível a nova liturgia ao culto protestante(…)”.
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