terça-feira, 27 de agosto de 2019

OS COLÓQUIOS DA MADRE VITÓRIA COM O MENINO JESUS


Tanto os escritos de Dom Sebastião quanto a tradição oral das irmãs do Convento do Desterro nos falam dos sonhos e êxtases nos quais o Deus Menino se mostrava à Madre Vitória.

 O livro publicado em Roma em 1720, conta que quando adolescente, a menina Vitória começou a ter os ditos sonhos. Num deles viu o Menino no colo da Santíssima Virgem com belas 
flores nas mãos a dizer-lhe: "Ide para o Desterro e lá encontrarás flores tão belas como essas". Noutro sonho, a menina viu-se a caminhar com o Santo Menino e a colher flores num caminho que dava para o Desterro.


Depois que decidiu finalmente entrar para o convento, a Madre Vitória teve tanta devoção ao Mistério da Encarnação e Santa Infância de Jesus, que todos os meses fazia uma novena em sua honra. Dos dias 24 para 25 de cada mês passava a noite em vigília contemplando este Santo Mistério. Ornava a imagem do Menino com flores e uma bela túnica.


O último dos colóquios de que temos notícia se passou pouco antes da Madre falecer, quando ela passeava pelo jardim do claustro e viu o Menino a colher rosas, mas deixava de colher uma muito bela. Ela então perguntou: "Meu Menino, porque não colhes esta rosa tão bela?" E ele respondeu-lhe: "Esta rosa és tu que em breve virei colher".


(Foto do Menino Jesus da Madre Vitória sobre a mesa de sua cela no Convento do Desterro)

Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar um pouco da história dessa grande santa que foi a Madre Vitória

    ResponderExcluir