segunda-feira, 26 de agosto de 2019

VIRTUDE DA MODÉSTIA



Segundo São Tomás de Aquino, das virtudes anexas a Temperança, temos as virtudes da:
– Continência
– Clemência
– Mansidão
– MODÉSTIA

A MODÉSTIA é a ÚLTIMA VIRTUDE agregada à temperança, serve para refrear e moderar o apetite em matérias mais fáceis do que as da temperança, da continência, da clemência e da mansidão.

Ela exerce influência sobre (três aspectos):

– O desejo imoderado de grandezas,
– De saber e aprender;

– Sobre os modos e movimentos do corpo e a maneira de vestir.

Existem três virtudes destinadas a regular os movimentos afetivos relacionados a cada uma dessas matérias que a modéstia exerce influencia.

São elas:

virtude da Humildade que inclina o homem a reprimir e disciplinar a ambição de honras e grandezas, de forma que não queira, nem procure senão as correspondentes à hierarquia em que Deus o colocou. A virtude da Estudiosidade que modera a afeição ao estudo e ao desejo de saber. Por fim a virtude da Modéstia que vai regular os movimentos afetivos, em todas as ações exteriores de forma que em tudo haja a mais perfeita harmonia, tanto nos modos e movimentos do corpo quanto na maneira de vestir.


Podemos concluir que a modéstia está relacionada as virtudes da Humildade, da Estudiosidade e propriamente da Modéstia no seu sentido mais especifico.

Segundo São Tomás de Aquino a modéstia é o ápice da perfeição nos movimentos afetivos, cujo resultado é que todas as ações exteriores, ou seja, os movimentos, gestos, palavras, tom de voz, atitudes, e tudo mais, convenham ao decoro da pessoa e se acomodem às suas circunstâncias, estado e situação, de forma que resplandeça em tudo a mais perfeita harmonia.

Agora podemos entender que não é só vestir uma roupa modesta que seremos homens ou mulheres virtuosos, todas as nossas ações devem estar de acordo com nosso estado de vida, e a situação ou circunstâncias que nos encontramos.

Marta Haline
Suma Teológica de São Tomás de Aquino em Forma de Catecismo

Fonte: 
https://modestiadonzelacatolica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário