segunda-feira, 12 de junho de 2023

A CONVERSÃO DE SANTA TERESA DE JESUS


 

A CONVERSÃO DE SANTA TERESA DE JESUS


A grande conversão de Santa Teresa de Jesus, aconteceu na Quaresma em um dia em que a Santa contemplava uma imagem de Cristo ensanguentado. Em oração ela perguntou ao bom Jesus: “Senhor, quem vos colocou aí?” Ela ouviu uma voz que lhe disse: “Foram tuas conversas no parlatório que me puseram aqui, Teresa”.


"Aconteceu-me de, entrando um dia no oratório, ver uma imagem guardada ali para certa festa a ser celebrada no mosteiro . Era um Cristo com grandes chagas que inspirava tamanha devoção que eu, de vê-Lo, fiquei perturbada, visto que ela representava bem o que Ele passou por nós. Foi tão grande o meu sentimento por ter sido tão mal-agradecida àquelas chagas que o meu coração quase se partiu; lancei-me a seus pés, derramando muitas lágrimas e suplicando-lhe que me fortalecesse de uma vez para que eu não O ofendesse." (Livro da vida, cap. 9 n°1)


Ela chorou muito e a partir de então não voltou a perder tempo com conversas inúteis e nas amizades que não a levavam à santidade. Assumiu a partir desta experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário