quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O Crucifixo do Grande Perdão de três vias


Na verdade, nem precisa ser o de três vias, pode ser o modelo mais simples. O Crucifixo do Grande Perdão é um crucifixo histórico, indulgenciado pelo Papa São Pio X. Mas antes, é bom falar do que é uma indulgência.
Uma indulgência é um perdão pleno ou parcial do caráter temporal dos pecados e, salvo engano, dos pecados veniais também. A Indulgência pode ser plenária ou parcial. Uma indulgência plenária oferecida em sufrágio de uma alma do Purgatório implica em sua saída imediata desse estado de purificação. Ao contrário do que normalmente se pensa, uma alma do Purgatório já está salva. Não seria de todo errado imaginar que esse seria um estado de purificação antes da visão beatífica, do qual dificilmente os pecadores escapam. Portanto, a doutrina do Purgatório não viola a doutrina de que a alma ou se salva ou se condena.
O referido crucifixo concede uma indulgência parcial, mas não basta ter o crucifixo. É necessário rezar com ele, em espírito de piedade, com verdadeiro horror pelos pecados cometidos (inclusive os veniais) e pronunciar a fórmula que está em seu verso: "Eis o coração, que tanto amou os homens. Pai, perdoe-lhes."

2 comentários:

  1. Olá, bom dia!
    Gostaria de saber se vc pode me informar onde encontro esse crucifixo para comprar. Confecciono terços e gostaria de comprar esse modelo. Obrigado pela atenção. Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  2. Mater Ecclesiae Loja, direto da Itália para o Brasil!

    ResponderExcluir