sexta-feira, 2 de abril de 2021

A SEXTA-FEIRA SANTA E OS HIPÓCRITAS DE PLANTÃO


 .


A SEXTA-FEIRA SANTA E OS HIPÓCRITAS DE PLANTÃO



É certo, surgirão aos bandos alguns falsos moralistas nas redes sociais ou em círculos familiares. Pessoas com as mesmas frases clichês de todo ano como, por exemplo:


"Hoje terá churrasco aqui em casa!"

"Peca o ano todo, mas hoje quer comer peixe!"

"Isso é invenção, não está na Bíblia!"


É bom deixar claro que a abstinência de carne é única e exclusivamente voltada para quem professa a fé católica.

Isto sempre foi feito como uma forma de lembrarmos o sacrifício de amor de Nosso Senhor, Jesus Cristo. Negando um hábito que é comum em nossas vidas, fazemos um memorial da morte salvífica de Cristo na Cruz.


Qual o problema nisto? Acaso nossa abstinência ofende moralmente outras pessoas? É uma afronta às Sagradas Escrituras? Definitivamente não.


Nós, católicos, temos a Igreja como responsável pela orientação e discernimento dos fiéis. Se alguma pessoa leva uma vida pecaminosa durante o ano, mas quer abster-se de carne na sexta-feira santa, em que isto invalidaria a tradição em si? Em que mudaria essência cristã que o jejum nos traz?


A hipocrisia da pessoa em questão certamente não é maior do que a pessoa que julga e não procura entender o verdadeiro sentido desta prática. A própria Igreja nos ensina a reconhecer os pecados com humildade e arrependimento, ela nos convida a mantermos firme a nossa fé através da oração e dos sacramentos. 


Então, para quem não é católico, aproveite sua sexta-feira como quiser, coma o que quiser. Mas aprenda a viver sem pré-julgamentos sobre assuntos relacionados a fé católica.


Para nós católicos, é dia de mortificação e muita oração pois é o memorial do sacrifício de Jesus Cristo. E um falso moralista qualquer não tem absolutamente nada a ver com isto.


Fonte: Facebook 

2 comentários: