sábado, 24 de junho de 2023

SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA


                                 SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA


Hoje, dia 24 de Junho, a Igreja celebra a Solenidade do Nascimento de São João Batista, o Precursor do Senhor, que já no seio materno, por virtude do Espírito Santo, exultou de alegria com a vinda da salvação humana, profetizando com o próprio nascimento o Senhor Jesus Cristo. De tal modo se manifestou nele a graça divina, que o próprio Senhor disse a seu respeito: “Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista”.




São João Batista é o único Santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).


.


.

Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, São João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma “Voz” de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.


A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Batista.


________


ORAÇÃO


Senhor, que enviastes São João Batista a preparar o vosso povo para a vinda do Messias, concedei à vossa família o dom da alegria espiritual e guiai o coração dos fiéis no caminho da salvação e da paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.



.




2 comentários:

  1. Bom dia. Salve Maria! Estive visitando as páginas do blog e percebi que há uma apresentação ao lado onde mostra uma mão fechada empunhando um terço. Quero alertar ao dono deste blog que esse símbolo foi criado por grupos de movimentos revolucionários como os Panteras Negras e mais recentemente é usado pelo grupo Black Lives Matter. Tal punho cerrado se infere à movimentos violentos que por todo o mundo se declaram inimigos do cristianismo, da raça branca e da civilização ocidental erguida pela Santa Madre Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Salve Maria!
    Obrigado por avisar, irei excluir!

    ResponderExcluir