domingo, 23 de fevereiro de 2014

DOM LEFEVBRE - E a Missa Nova


A MISSA a qual acabais de assistir era VÁLIDA? A HÓSTIA que recebestes era VERDADEIRAMENTE o Corpo de Cristo? 
"É um grave problema. Como pode o fiel julgar a respeito? Existem para a validez duma missa condições essenciais: a matéria, a forma, a intenção e o sacerdote validamente ordenado". 
"... De outra parte, pode-se dizer sem nenhum exagero, que a maior parte das missas, celebradas sem pedra d’ara, com utensílios vulgares, pão fermentado, introdução de palavras profanas 
no próprio corpo do Canon, etc., são sacrílegas e PERVERTEM a fé ao mesmo tempo que a DIMINUEM. A dessacralização é tal que estas missas podem chegar a perder seu caráter sobrenatural, o “mistério da fé” para não serem mais do que atos de religião natural".

POSSO ASSISTIR uma missa sacrílega, mas que, entretanto é VÁLIDA, na falta de outra para satisfazer à obrigação dominical?
A RESPOSTA É SIMPLES: "estas missas NÃO PODEM ser objeto duma obrigação; devem-se-lhes aplicar as regras da teologia moral e do direito canônico no que concerne à participação ou assistência a uma ação PERIGOSA para a fé ou eventualmente sacrílega".
"A NOVA MISSA, MESMO DITA COM PIEDADE e no respeito às normas litúrgicas, cai sob golpe das mesmas reservas, uma vez que ela está IMPREGNADA de espírito protestante. Ela traz em si um veneno prejudicial a fé.
... Os fiéis de nosso país deveriam fazer o esforço de assistir uma vez por mês a missa de sempre, verdadeira fonte de graças e de santificação, num dos lugares onde ela continua a ser estimada".


- DOM LEFEVBRE -

Nenhum comentário:

Postar um comentário