terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O que acontece quando um padre de Missa Nova aprende a Missa Tridentina

Por Rosa Kasper da Revista Regina
Traduzido por Allan L. Dos Santos
Pe. Paul Sumler na Missa Tridentina dominical.
Embora o Santo Sacrifício da Missa sempre foi o centro da vida sacerdotal do Padre Paul Sumler, a verdade é que ele não tinha pensado celebrar a Missa na Forma Extraordinária.. Isso é, até um Domingo quando John Morrell e Mark Holly da Sociedade da Missa em Latim de Beaumont, Texas, foram até o Padre perguntar-lhe se ele gostaria de celebrá-la.
Na época, eu estava me recuperando de uma cirurgia delicada, e por isso pedi-lhes que me retornassem a falar comigo sobre isso em quatro meses“, explicou o Pe. Sumler. “Então, de repente, me esqueci completamente deste breve encontro com eles, até que voltaram a falar sobre isso três meses e meio depois“.
Ele convidou o pessoal para almoçar com ele na casa paroquial, para que ele pudesse ouvir a sua história.
Na época eu estava perplexo a respeito do porque eles queriam a Missa em Latim, mas eu estava querendo ouvir suas razões”, adicionou o sacerdote. “Foram quase duas horas de reunião durante o almoço, enquanto eles falavam e eu perguntava uma pergunta após outra. Disseram-me que tinham pedido a vários padres na Diocese Beaumont e cada sacerdote dava inúmeras razões para não querer oferecer a Missa Tradicional em Latim“.
Padre Sumler descreve seu tempo com a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP) no Seminário de Nossa Senhora de Guadalupe como um “campo de treinamento espiritual”.
Eu estava perplexo a respeito de porque eles queriam uma missa em latim, mas eu estava disposto a ouvir as suas razões. Depois que eles saíram, eu me perguntava no que eu tinha me metido!
Impressionado com a maneira deles de se expressarem, numa espiritualidade autenticamente Católica e com um amor à Igreja, o Pe. Sumler disse aos dois jovens que, apesar de 50 anos antes de ter sido coroinha na Missa em latim, ele agora estaria começando do zero, se ele devesse oferecer esta Missa.
Como se pode ver, a Sociedade da Missa em Latim cobriu as despesas das oficinas de formação, incluindo as despesas de viagem, em Junho de 2011, e o sacerdote passou cinco dias com a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro (FSSP), no Seminário de  Nossa Senhora de Guadalupe, Denton, Nebraska, EUA, sob o auxílio do Pe. Joseph Lee.
O Pe. Sumler descreve o tempo como um “campo de treinamento espiritual“, com oito horas e meia por dia durante cinco dias seguidos. Ele ofereceu a sua primeira Missa Dominical não cantada um mês depois. Em seguida, ele participou de uma oficina de capacitação para a Missa cantada, em 2012. Desde então, tem oferecido Missa cantada todos os domingos, às 9h30.
Um pequeno número de paroquianos atendem à Missa na Forma Extraordinária, explica o Pe. Sumler, mas a maioria vêm de várias partes da Diocese de Beaumont, muitos jovens, inclusive, e várias famílias de homeschooling [N.dT.: É comum no meio tradicional e mesmo o conservador, ainda que não seja Católico, que as famílias ensinem os filhos em casa].
Graças aos Padres Agostinianos, os quais pastorearam minha paróquia por 60 anos, eu herdei uma bela Igreja“, observa o Pe. Sumler. “Durante o meu período de pároco, nós tivemos um renovado número de amáveis imagens, as quais recolocamos na Igreja, para a grande alegria das pessoas. O interior é muito bonito e propício à oração. O Rosário é rezado antes de cada missa aos domingos“.
Pe. Sumler descreve seus fiéis de Missa Tridentina como espiritualidade profunda, católicos comprometidos, e de uma grande integridade na fé, a qual é tão danificada por abusos litúrgicos tão comuns em muitas paróquias de Missa Nova.
O impacto espiritual da Forma Extraordinária tem tido um maior impacto em mim também“, frisa o Pe. Sumler. ”Aprendi a deixar Jesus dizer a Missa, eu não preciso me preocupar mais se eu estou prendendo a atenção das pessoas. Jesus, por meio da Missa e dos gestos litúrgicos, pode falar por Si mesmo, e as pessoas não têm qualquer necessidade de minhas inovações“.
Eu não posso imaginar minha vida sem esta bela Missa! Além da Missa cantada de Domingo, eu ofereço uma Missa rezada de terça a sexta-feira às 12:10” Pe. Sumler conclui. “Eu vou estar sempre em débito por ter encontrando John Morrell e Mark Holly. Para eles eu digo ‘obrigado’! ”.

Fonte:http://allanlopesdossantos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário