terça-feira, 13 de maio de 2014

A retirada dos sacrários


“Tiraram o Senhor e não sabemos onde o puseram”. (São João 20,2)

O Sacrário no centro tem, no espírito tradicional da Sagrada Liturgia, o significado de dar a Nosso Senhor Jesus Cristo o destaque no lugar central.
O sacrário foi relegado para longe do altar, em capelas laterais, em cantos escuros…ELE É O DONO DA CASA, ELE DEVE ESTAR EM EVIDÊNCIA!

Antes da Reforma Litúrgica o Sacrário ficava unido ao Altar no centro do Presbitério, hoje tiraram o Sacrário do Altar e do centro do Presbitério e jogaram-no em uma sala qualquer que geralmente fica escondida do povo e que chamam de capela do Santíssimo e quando não colocaram o Sacrário em alguma sala, simplesmente colocam-no do lado do Altar, jogando-o para escanteio (literalmente).
O lugar de Cristo (Santíssimo
Sacramento) é no centro do Presbitério, no lugar de honra da Igreja e Ele deve estar unido ao Altar, porque é lá que o Sacrifício de Cristo acontece, assim como Ele não fugiu do Altar no Calvário (Cruz), não devemos tirá-lo do lugar onde o seu Sacrifício é atualizado para a nossa Salvação. Tirar Cristo do Altar é como tirar a cruz de Cristo.


Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário