segunda-feira, 11 de maio de 2015

A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA É AÇÃO SIMBÓLICA?



 Assim é anti-formação da CNBB que:

A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA É AÇÃO SIMBÓLICA
Formação Litúrgica em Mutirão
CNBB - rede celebra - revista de liturgia
Ficha 45
Então, podemos dizer que a liturgia é toda simbólica. Tudo que fazemos nela se refere e nos liga a Jesus Cristo e seu Reino.

 Ele mesmo nos deixou a refeição, uma ação simbólica, um rito para que a realizemos sempre de novo, fazendo memória dele. Reunir-se como irmãos, agradecer, comer e beber juntos e em seu Nome para participar da doação, da entrega de sua vida, morte e ressurreição até que seu Reino se estabeleça definitivamente entre nós. Esta é a celebração central de nossa vida cristã: a Eucaristia, a Missa como costumamos dizer. 
 

Concílio Ecumênico de Trento condena tal ensinamento:
 Cânones sobre o Santíssimo Sacramento da Eucaristia

Cap. 1 — A presença real de Cristo na Santíssima Eucaristia
874. Ensina primeiramente o santo Concílio e confessa aberta e simplesmente que no augusto sacramento da Santa Eucaristia, depois da consagração do pão e do vinho, debaixo das espécies destas coisas sensíveis, se encerra Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, verdadeira, real e substancialmente [cân. l ].

Nem repugnam entre si estas coisas: que o mesmo Nosso Senhor esteja sempre sentado à mão direita do Pai no céu, conforme o seu modo natural de existir, e assim a sua substância esteja presente entre nós em muitos outros lugares sacramentalmente com aquele modo de existir, que nós apenas podemos exprimir em palavras, e com a razão iluminada pela fé podemos conhecer e devemos firmemente crer ser possível a Deus.

Pelo que, todos os nossos predecessores que viveram na verdadeira Igreja de Cristo, sempre que trataram deste sacramento, reconheceram abertamente que Nosso Redentor instituiu este admirável sacramento na última ceia quando, depois de benzer o pão e o vinho, testificou com palavras distintas e claras que ele lhes dava o seu próprio corpo e sangue. Estas palavras relatadas pelos santos Evangelistas (Mt 26, 26 ss; Mc 14, 22 ss; Lc 22, 19 ss) e repetidas depois por S. Paulo (l Cor 11, 23) têm seu sentido próprio e claro, no qual também os Padres as compreenderam. Pelo que seria sem dúvida alguma detestável crime torcê-las ou levá-las a uma figura ou símbolo, como fizeram alguns homens maus e rixosos que negam a real presença do Corpo e sangue de Cristo contra o universal sentir da Igreja que, sendo colunabase da verdade (l Tim 3, 15), detesta como satânica esta doutrina, excogitada por esses homens ímpios e, com sentimento de gratidão, reconhece este incomparável beneficio de Cristo.

Cân. I - Se alguém negar que no Santíssimo Sacramento da Eucaristia está contido verdadeira, real e substancialmente o corpo e o sangue juntamente com a alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e por conseqüência o Cristo inteiro; mas pelo contrário, disser que apenas existe na Eucaristia um sinal, ou figura virtual, seja excomungado. 
Cân. XI - Se alguém disser que apenas a fé é preparação suficiente para receber o Sacramento da Santíssima Eucaristia, seja excomungado.

888. Cân. 6. Se alguém disser que não se deve adorar com culto de latria também externo o Unigênito Filho de Deus no santo sacramento da Eucaristia; e que por isso também não se deve venerar com festividade particular, nem levar solenemente em procissão, segundo o louvável rito e costume da Igreja universal; ou que não se deve expor publicamente ao povo para ser adorado, e que seus adoradores são idólatras — seja excomungado [cfr. n° 878].

O que ensina verdadeira formação da tradição Católica:
http://www.adventistas-bereanos.com.br/aigrejacatolicaemapoc.17/aigrejacatolicaemapocalipse17imagens/mht20DC.jpg


§ 4. Santo Sacrifício da Missa

1.           A Eucaristia é só um Sacramento?
A Eucaristia não é só um sacramento, mas é também o sacrifício permanente do Novo Testamente e como tal se chama “Santa Missa”.

2.           O que é o Sacrifício?
O sacrifício é a pública oferta a Deus de uma coisa que se destrói para professar que Ele é o Criador e Dono supremo, a Quem tudo inteiramente é devido.


3.           O que é a Santa Missa?
A Santa Missa é o Sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo que, sob as espécies do pão e do vinho, Se oferece pelo sacerdote a Deus sobre o altar, em memória e renovação do sacrifício da Cruz.

4.           O Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício da Cruz?
O Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício da Cruz, só há diferenças no modo de realizá-lo.

5.           Que diferença há entre o sacrifício da Cruz e o da Missa?
Entre o sacrifício da Cruz e o da Missa há esta diferença: que Jesus Cristo sobre a Cruz Se sacrificou dando voluntariamente o próprio Sangue e mereceu todas as Graças por nós; pelo contrário, sobre o altar Ele, sem derramar Sangue, Se sacrifica e Se aniquila misticamente pelo ministério do sacerdote e aplica-nos os méritos do Sacrifício da Cruz.

6.           Para quis fins se oferece a Deus a Missa?
A Missa se oferece a Deus para render-Lhe o culto supremo de latria ou adoração, para agradecer-Lhe por Seus benefícios, para aplacá-lO e prestar-Lhe satisfação pelos nossos pecados, e para obter Graças, a favor dos fiéis vivos e defuntos.

7.           A Missa não se oferece também aos Santos?
A Missa não se oferece aos Santos, mas só a Deus, ainda quando se celebra em honra dos Santos: o sacrifício é devido apenas ao Criador e Dono supremo.

8.           Somos obrigados a ouvir a Missa?
Somos obrigados a ouvir a Missa aos domingos e outras festas de guarda; é útil, no entanto, assisti-la frequentemente, para participar do maior ato da Religião, sumamente agradável a Deus e meritório.

9.           Qual é o modo mais conveniente de assistir à Missa?
O modo mais conveniente de assistir à Missa é oferecê-la a Deus em união com o sacerdote, rememorando o Sacrifício da Cruz, isto é, a Paixão e Morte do Senhor, e comungando: a Comunhão é união real com a Vítima imolada, e é por isso a maior participação no Santo Sacrifício.

Reze todos os dias o Santo Rosário.

Fonte:http://escravasdemaria.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário