sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Sinais de morte próxima




 É  conveniente que quem assistir ao doente tenha conhecimento dos sinais de morte iminente, para que possa assim com maior oportunidade auxiliar o enfermo próximo a expiar. Os principais sinais são: a respiração se torna difícil; os olhos encovados, vidrosos, ou mais abertos do que o costume, o nariz afilado e  esbranquiçado na extremidade; o rosto amarelo, roxo e amorado; quando o fôlego diminui, a testa se banha de um suor frio, as extremidades esfriam e começa o doente apanhar os fios e penugem dos lençóis; quando ficam frias as extremidades etc.

Os sinais mais próximos de que o doente vai expiar são: A respiração intermitente ou languida; a falta de pulso; a contração e ranger dos dentes; a destilação na garganta; um suspiro fraco ou gemido; uma lágrima que sai por si mesmo e o torcer da boca, dos olhos e de todo corpo. Quando o doente se acha nalgum destes derradeiros sinais, então a pessoa que lhe assiste deve sugerir-lhe com fervor, frequência e dirigindo a voz um pouco mais para a testa as jaculatórias seguinte:

Em vossas mãos, Senhor, encomendo meu espírito. 

Meu Jesus, eu vos encomendo esta minha alma, que remistes com vosso preciosíssimo sangue.

Meu Jesus, quero morrer professando a vossa fé; creio tudo quanto haveis revelado.

Meu Jesus, meu amor, eu vos amo, pesa-me de vos ter ofendido!

Ó meu Deus, aproxima-se o momento de vos ver e possuir para sempre.

Oh! que sempre vos tivesse amado, que nunca vos tivesse ofendido!

Ó Maria, Mãe de Deus e Mãe minha, rogai por mim agora que estou na hora de minha morte.

Meu Jesus, salvai-me.

Maria, minha Mãe, amparai-me.

São José glorioso, assistí-me.

Arcanjo São Miguel, socorrei-me; livrai-me dos inimigos. 

Anjo Santo de minha guarda, acompanhai-me à presença de Deus.

Anjos todos, vinde em meu auxílio, porque tenho necessidade de Vós. 

Santos e Santas, ajudai-me e alcançai-me uma boa morte. Amen.


In: O Caminho Reto, Editora Ave Maria Ltda - 1944



Nenhum comentário:

Postar um comentário