segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ELOGIO DA OBEDIÊNCIA



ELOGIO DA OBEDIÊNCIA NOS “DIÁLOGOS”

No livro “Os Diálogos” de Santa Catarina de Sena encontramos um tratado, um conjunto de diálogos, sobre a obediência. É o último conjunto de diálogos do livro. Nesse último diálogo encontramos um elogio da obediência que transcrevemos para meditação.

Elogio da obediência

Oh obediência deleitável, oh obediência agradável, obediência suave, luminosa, porque dissipastes as trevas do amor-próprio. Oh obediência vivificadora, que dás a vida da graça à alma que te elegeu por esposa e se livrou da morte da vontade própria, que dá guerra e morte à alma.
És generosa, fazendo-te submissa a toda a criatura racional, és benigna e piedosa. Com benignidade e mansidão sofres qualquer trabalho, por estares acompanhada da fortaleza e da verdadeira paciência.
Estás coroada com a coroa da perseverança e não diminuis porque o prelado é inoportuno ou porque te impõe sem descrição tarefas pesadas. Tudo suportas à luz da fé.
Estás tão unida à humildade que nenhuma criatura te pode arrancar da mão do santo desejo da alma que te possui.
Que diremos caríssima filha de esta excelentíssima virtude? Que é um bem sem mal algum. Ela permanece escondida na barca de uma forma que nenhum vento a pode danificar; faz navegar a alma nos braços da Ordem e do prelado e não nos seus, porque o verdadeiro obediente não tem que dar conta de si, mas do prelado de quem é súbdito.
Enamora-te queridíssima filha desta gloriosa virtude.

Fonte:
http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário