terça-feira, 2 de maio de 2017

Palavra de Encorajamento de Santo Atanásio


Muitos católicos do século IV perderam as igrejas para os hereges, mas preservaram a verdadeira Fé. No século XXI nos achamos em uma situação bem semelhante: com o advento do Concílio Vaticano II, os hereges tomaram as igrejas e por meio de suas “reformas” forçaram os que nelas ficam a fazer parte de sua apostasia. Eles introduziram falsas doutrinas, promulgaram leis iníquas e instituíram ritos sacrílegos. O raciocínio que os católicos de então fizeram, e que nós fazemos hoje, é idêntico ao dos católicos que enfrentaram o arianismo no século IV: eles possuem as igrejas, mas não possuem a fé, logo eles não são católicos. Portanto, não podemos estar em comunhão com eles.

E eis que estamos em um tempo bem parecido com os tempos de Santo Atanásio: temos a Fé, mas não temos as igrejas. Novamente se fazem oportunas as palavras de encorajamento deste Santo Doutor da Igreja. Que elas nos encham de bom ânimo! Santo Atanásio, rogai por nós!athanasiusQue Deus vos console!… o que vos entristece… é o fato de outros terem ocupado as igrejas pela força, enquanto vós tendes ficado em exílio. É verdade que eles têm os lugares, mas vós tendes a fé apostólica. Eles podem ocupar nossas igrejas, mas estão fora da verdadeira fé. Vós permaneceis distantes dos locais de culto, porém a fé habita em vós. Consideremos, pois, o que é mais importante: o lugar ou a fé? A verdadeira fé, obviamente. Quem perdeu ou ganhou nessa luta – aqueles que permaneceram nos lugares ou aqueles que permaneceram na fé?
De fato, os lugares são bons quando lá se prega a fé apostólica; eles são sagrados se todas as coisas que se passam lá ocorrem segundo a piedade…
Vós sois os únicos felizes; vós que permaneceis na Igreja pela vossa fé, vós que mantendes intactos os fundamentos da fé, os quais chegaram até vós pela tradição apostólica; e se um homem execrável ciosamente tentou vos abar em diversas ocasiões, este não obteve êxito algum. Eles são os únicos que têm apostatado nessa presente crise.
Ninguém, jamais, prevalecerá contra a vossa fé, queridos irmãos, e cremos que Deus nos dará novamente as igrejas algum dia.
Assim, quanto mais violentamente eles tentam ocupar os locais de culto, mais eles se separam da Igreja. Eles dizem que representam a Igreja, mas a verdade é que eles estão se apartando dela e dela se separando.
Ainda que os católicos fiéis a tradição sejam reduzidos a um punhado, eles são a verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Catolico247

Nenhum comentário:

Postar um comentário