segunda-feira, 22 de abril de 2013

Antipapa


Jonh Paul II Cabo Verde

Gesto Palhaço  do Papa Wojtyla

Ao visitar a Ilha de Cabo Verde, na África Ocidental, em 1980, João Paulo II, brincando, vestiu um cocar indígena daquele arquipélago, fazendo-o parecer tolas e convidando os espectadores a rir.

 
Sua expressão facial parece dizer para os fotógrafos: "Olhe para mim agora, com este novo chapéu!" revelando uma grande falta de seriedade para com a sagrada missão do papado.

Certamente, o pretexto para a sua ação foi inculturação do Vaticano II, mas sua conseqüência prática era minimizar a importância do papado.

 Um gesto simbólico que corresponde ao objetivo doutrinário manifestado por JPII de mudar o papado de agradar os protestantes e cismáticos na sua Encíclica Ut unum sint (n. 88, 95c, 96).

É este o gesto de um santo?
Foto de Chiesa Viva , setembro 2010

4 comentários:

  1. p papa João Paulo II não esteve em Cabo Verde em 1980. Foi em 1990. esta foto não é nas ilhas de Cabo Verde. Foi no continente (talvez Guiné). Cabo Verde não tem indígenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Obrigado pela sua observação...Um forte abraço e Viva Cristo Rei!

      Excluir
  2. Sem dúvida, JP2 foi um antipapa, seu desgoverno da Igreja foi algo semelhante á permissão divina para que o diabo tentasse o Santo Jó.
    Deus permitiu que JP2 provasse os católicos, mas a Igreja há de renascer das cinzas depois dessas falsas canonizações de JP2 e JXXIII.
    E Francisco Bergoglio é um peronista ordinário que está fazendo um grande mal à Igreja e a toda a humanidade
    Assinado: um católico que se sente ofendido com esses falsos santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Maria!

      Também sinto me ofendido meu caro...Obrigado por acompanhar este blog.

      Um forte abraço!

      Excluir