sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Deus não é o Pai dos não-católicos.


Deus é o Pai dos não-católicos? Maria é a Mãe dos não-católicos? Hereges têm Deus como Pai? Hereges têm Maria como Mãe? A resposta é não. Leia o que a Igreja Católica ensina sobre esse assunto.

Papa Eugênio IV, Concílio de Florença, Sessão 11, 1439, ex cathedra: “Quanto às crianças, dado o perigo de morte muitas vezes iminente, pois que não podem ser ajudadas senão com o sacramento do batismo que as liberta do domínio do demônio e as torna filhas adotivas de Deus...”

Papa Pio IX, Concílio Vaticano I, Sessão 3, Cap. 3, 1870, ex cathedra: “Como, porém, sem a fé é impossível agradar a Deus [Heb 11,6] e chegar ao consórcio dos seus filhos...

Papa Leão XII, Ubi Primum, # 22, 5 de maio de 1824: “Aquele que o escuta, escuta-me; e aquele que o despreza, despreza-me; e a Igreja é o pilar e o firmamento da verdade, como o apóstolo Paulo ensina. Em referência àquelas palavras, Santo Agostinho diz: ‘quem quer que esteja fora da Igreja não será reconhecido entre os filhos, e quem quer que não queira ter a Igreja como Mãe não terá Deus como Pai.’

São Cipriano de Cartago, Tratado 1: “A esposa de Cristo não pode ser adulterada, ela é incorrupta e pura, não conhece mais que uma só casa, guarda com casto pudor a santidade do único tálamo. Ela nos conserva para Deus, entrega ao Reino os filhos que gerou. Quem se aparta da Igreja e se junta a uma adúltera, separa-se das promessas da Igreja. Quem deixa a Igreja de Cristo não alcançará os prêmios de Cristo. É um estranho, um profano, um inimigo. Não pode ter Deus por Pai quem não tem a Igreja por mãe.”

Papa Paulo III, Concílio de Trento:

Cap. 1 – A insuficiência da natureza e da lei para justificar os homens
793. Declara em primeiro lugar o santo Concílio que, para se entender de modo correto e puro a doutrina da justificação, é necessário cada um reconheça e confesse que, tendo todos os homens pela prevaricação de Adão, perdido a inocência (Rom 5, 12; 1 Cor 15, 22) e se tornado imundos (Is 64, 6) e (como diz o Apóstolo) por natureza filhos da ira (Ef 2, 3), conforme [o Concílio] expôs no decreto sobre o pecado original, de tal forma eram servos do pecado (Rom 6, 20) e sujeitos ao poder do demônio e da morte, que não só os gentios por força da natureza [cân. 1], mas também os judeus pela força da letra da lei de Moisés não podiam livrar-se ou levantar-se [daquele estado], posto que neles o livre arbítrio de modo algum fosse extinto [cân. 5], [tiveram] contudo as suas forças atenuadas e inclinadas [ao mal].

Cap. 2 – O mistério da vinda de Cristo

794. Assim o Pai celestial, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação (2 Cor 1, 3), quando veio aquela feliz plenitude dos tempos (Ef 1, 10), enviou aos homens Jesus Cristo, seu Filho, que foram anunciado e prometido a muitos Santos Padres antes da Lei e sob a Lei, a fim de remir os judeus que viviam sob a lei e [para] que os povos, que não seguiam a justiça, alcançassem a justiça (Rom 9, 30) e todos recebessem a adoção de filhos (Gal 4, 5). A este propôs Deus como propiciação pela fé no seu sangue pelos nossos pecados (Rom 3, 25), não só pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo (1 Jo 2, 2).”

Assim, não-católicos não são filhos e filhas de Deus. Se não são filhos de Deus não podem ser irmãos dos católicos. Nem protestantes, nem judeus, nem muçulmanos, nem macumbeiros possuem a mesma fé que os católicos, não podendo, portanto, serem irmãos dos católicos. A afirmação de João Paulo II, por exemplo, de que os judeus são "irmãos mais velhos na fé", é herética e blasfema. Deus é o Pai perfeito e não pai de duas famílias. Deus tem uma família, consistindo somente de católicos.Maria tem uma família, consistindo somente de católicos. A Igreja é uma família, consistindo somente de católicos, e o papa é o cabeça e pai espiritual da única família na terra, que consiste de católicos.

Fonte:http://roberto-cavalcanti.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Em sentido estrito ou próprio Deus não é pai dos não batizados e hereges formais.
    Porém, enquanto criador que comunica o ser a todas as criaturas Deus é pai de todos os homens. A todos os homens devemos amar como irmãos, mas de modo especial nossos irmãos na fé.

    ResponderExcluir