quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa pediu para ler obra de Leonardo Boff

Papa está de visita ao Brasil
O papa Francisco manifestou interesse em ler o livro do teólogo Leonardo Boff, principal expoente da Teologia da Libertação no Brasil, que o opôs à Cúria do Vaticano na década de 1980, noticia, esta terça-feira, a imprensa brasileira.
"Ele quer receber o meu livro, mandou essa mensagem por uma amiga. Já entreguei a obra ao arcebispo do Rio de Janeiro e espero que o papa receba", afirmou o próprio Boff, citado pelo diário "O Globo".
O livro em questão é "Igreja: Carisma e Poder", no qual Boff contesta a estrutura hierárquica da Igreja. À época, a obra gerou forte crítica do Vaticano que, como punição, o depôs de suas funções ligadas ao ensino religioso e o obrigou a um ano de silencioso obsequioso.
O processo que levou à sua condenação foi realizado pela Congregação para a Defesa da Fé, então sob a direção de Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento XVI.
A pena foi suspensa em 1986. Porém, seis anos mais tarde, diante de uma nova ameaça de punição feita pelas autoridades de Roma, Boff renunciou às suas atividades de padre e desligou-se da Ordem Franciscana.
O papa está de visita ao Brasil, onde preside à Jornada Mundial da Juventude, um evento para o qual são esperados perto de dois milhões de fiéis.

O EX-FRADE TEM SE PRONUNCIADO AMARGAMENTE CONTRA A IGREJA


Leonardo Boff:
“O CATOLICISMO SEMPRE ENTENDEU A SEXUALIDADE SOB O ÂMBITO DO PROIBIDO, DO PERIGOSO E DO PECAMINOSO”.
“A IGREJA LÊ DE FORMA MORAL AS PROIBIÇÕES MERAMENTE RITUAIS DO ANTIGO TESTAMENTO”.
“A IGREJA É UMA INSTÂNCIA DE PROFUNDA DESUMANIZAÇÃO DO SER HUMANO.
“A IGREJA IMPÕE O CELIBATO POR RAZÕES DE PROPRIEDADE, PORQUE A PESSOA CELIBATÁRIA NÃO TEM QUE DIVIDIR, NÃO TEM QUE DEIXAR HERANÇA”
“PARA IMPEDIR O ACESSO AO SEXO, A IGRE­JA SATANIZA O PRAZER: É O DEMÔNIO!’. ENTÃO O CRISTI­ANISMO TORNA-SE A RELIGIÃO DA TRISTEZA”




















Nenhum comentário:

Postar um comentário