terça-feira, 30 de julho de 2013

Seria lícito deixar de ir a Missa Nova?




Nome: Lúcio Carlos Bertelli
Idade: 44 anos
Religião: Católica
Cidade: Cornélio Procópio - PR
Escolaridade: 2.o grau concluído
Profissão: Autônomo


Cornélio Procópio, 30 de Dezembro de 20102.

À
Defesa Católica
A/C Srs.
Eder Silva e ou Marcel Ozuna.

        Assunto:- DEIXAR DE ASSISTIR A MISSA NOVA CAÍRIA EM PECADO?

Salve Maria,

    Hoje 30/DEZ/2012 Domingo, mais uma missa de Paulo VI. Quando se conhece a diferença de culto entre a Missa de SEMPRE e a Missa NOVA, é gritante e angustiante participar da missa de Paulo VI. Neste dia, mês e ano em que em muitas Igrejas estão montados os Presépios Memorativos ao nascimento de Jesus Cristo, que para muitos católicos de hoje é só um memorial, um símbolo e até um costume. Não vêem valor algum, não sentem pela razão da fé, são irracionais! Como diz no AT é um povo de CABEÇA DURA!
    Que decepção ao observar no Altar os ENFEITES NATALINOS que o mundo pagão idolatra. No centro da igreja está o presépio montado, distante do Altar. Já na mesa do Altar, fixado na toalha, em suas extremidades estão sinos dourados brilhantes, no centro, um laço dourado brilhante com a figura de papai Noel. Já nas imagens dos santos e na imagem do Sagrado Coração de Jesus há enfeites de bolas natalinas fixadas em vasos de flores, sem mencionar que no Altar ao lado do púlpito esta uma árvore com enfeites cromados que ressalta a estrela de Belém. A criatividade em agradar ao HOMEM, trazendo os (in) valores para o culto da Missa não tem fim.
    Ver tudo isso me revoltou, fiquei ‘engasgado’ com este ato de profanação, não me contive e ao final da missa, perguntei a uma MECE (Ministra Extraordinária da Comunhão Eucarística), - mas que ordinariamente distribui a Eucaristia -, o que havia de errado na missa?
____ Mece: Não vejo nada de errado.
    A Srª. não vê nada de errado, com esses enfeites natalinos no Altar?
____ Mece: Não, não vejo.
    O que há de errado, é essa missa protestantizada que o Conc. Vat II permitiu fabricar.
    É a “Pastoral” do Concílio, a serviço da “fumaça de satanás”.
____ Mece: Então por que você vem à missa? Por que você comunga?
    Venho porque não tenho outra opção, não há aqui ainda a Missa de Sempre.
____ Mece: Se você não tem outra opção, então abre uma igreja pra você.
    Não sou herege e muito menos terei a petulância de blasfemar contra DEUS, isso, deixo pros que desgraçadamente estão apostatados, servindo ao homem comercializando o nome de DEUS!
____ Mece: Você é sozinho, não vai conseguir mudar as coisas. Uma andorinha não faz verão!
    Sou sozinho, mas não sou covarde, e não me calarei, peço A Deus que a Missa de Sempre retorne, aí sim, teremos um verdadeiro CULTO A DEUS!
    Sabe qual é o problema? Nesses 50 anos de concílio, a igreja não mais ensina, ela dialoga, Cristo disse: Ide e ensinai! E o concílio com sua ecumenicidade só conversa, relativiza, igualitariza, e joga o mesmo jogo dos apostatados sectários e hereges, falam, falam, mas, ninguém se entende. Prova disso, é que pra Srª. A economia da salvação só se dá pela fé, pois, em qualquer doutrina há salvação, agindo assim, a Srª. blasfema, chamando Deus de mentiroso, pois, não acredita que fora da IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA não há salvação. Isso é DOGMA, e dogma é uma VERDADE de DEUS, que não depende da minha ou da sua interpretação. Nossa ‘verdade’ não tem valor, por isso, devemos AMAR a DEUS de todo nosso coração e com toda nossa inteligência, vencendo nossa ignorância.
    E foi assim nosso diálogo. Pra Ela sou um fanático, pra mim uma equivocada que repete slogans, não mais exclusivos de protestantes, agora o católico também lê a bíblia e solta suas ‘pérolas interpretativas’, não sou contra ler a bíblia, desde que, haja uma luz a sanar nossa ignorância, e, essa luz é o PAPA! Espero poder ter a oportunidade de me encontrar e poder explicar a ela o porquê de minha revolta. Quem sabe não conquisto mais uma andorinha? Caso não consiga e se porventura o Papa abolir a missa nova e erigir a missa de sempre, espero que não seja ela a abrir uma igreja. Grande é a ignorância do ser humano, mas, ruim é quando não a vencemos e pior é quando não queremos vencê-la.
    O santo Papa tem nas mãos um terrível ABACAXI, uma enorme LUTA. Não basta só a missa de sempre. É preciso que o católico cristão pós-concílio seja novamente CATEQUIZADO, que estabeleça uma aproximidade com a SACRALIDADE, para que não suscite as velhas e malfadadas heresias de sempre. Mas, graças a DEUS, temos a promessa de Cristo, que as portas do inferno não prevalecerão sobre sua igreja.
    Por favor, me responda a questão. Quando disse a Mece que essa missa me angustia e ela me mandou abrir uma igreja, pensei seriamente em não mais participar da missa pós-concílio, porém, a cidade mais próxima que tenho conhecimento que celebra a missa de sempre é em Apucarana - Pr, distante mais ou menos 150 Km.

 Sei que a missa nova é válida e promulgada por um concílio que tem validade, não se declarou infalível nem dogmático, mas é válido e, portanto, sua missa também o é. Estaria errando em não assistir a missa nova? Deixar de participar desta missa me acometeria em pecado?
    Agora quero uma informação, como posso adquirir o DVD da missa de sempre? Onde, seja ele explicativo passo a passo para que possa me comportar adequadamente neste culto.

No coração de Maria, com sua santa intercessão.

Lúcio Carlos Bertelli.

Resposta

Prezado Lúcio,
Salve Maria!
 
Perdoe-me por tê-lo feito esperar tanto em seu questionamento.
 
Passo a respondê-lo imediatamente!
 
Você nos pergunta se cometem pecado aqueles que voluntariamente optam por não mais assistir a Missa Nova.
 
Antes de resolver a questão, cabe salientar que nós não temos qualquer autoridade ou intenção de dispensar qualquer pessoa que seja da obrigação de assistir às Missas de preceito, conforme determina a Lei de Deus e o mandamento da Igreja. 
 
Esclarecido esse ponto fundamental, prossigo na resposta. 
 
Existem algumas circunstancias legítimas pelas quais um fiel está dispensado de cumprir o preceito da Missa. Por exemplo, os casos de doença grave em que uma pessoa esteja impossibilitada de locomover-se.
 
Porém, não são apenas os problemas de ordem física que dispensam o fiel do preceito, mas, sobretudo, os de ordem moral e espiritual. Assim nos ensina A Teologia Moral:
 
“Todo motivo medianamente grave escusa da obrigação de ouvir Missa, como o que se daria no caso de que a assistência à Missa provocasse um dano corporal ou espiritual para nós ou para outros" (Compendio di Teologia Morale, ed. Marietti, 1955, nº 200).
 
 Portanto, quem corre risco espiritual indo a Missa Nova está dispensado de freqüentá-la. Porém, aqueles que não conhecem os problemas doutrinais da nova liturgia não estão dispensados do preceito. 
 
Sobre os problemas do Novus Ordo Missae, recomendo a leitura do livro de Monsenhor Klaus Gamber, cujo prefácio foi elaborado por importantes prelados da Igreja, inclusive pelo Cardeal Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI. Nessa obra, encontramos criticas brutais contra a Missa Nova. Vale a pena estudá-la. 
 
Outro estudo importante é o “Breve Exame Crítico” dos Cardeais Ottaviani e Bacci. 
 
 Quando puder leia também um recente artigo que escrevi, demonstrando a intenção, a participação e a conclusão protestante na Missa Nova. 
 
Espero ter esclarecido a questão!
Fonte:
http://www.defesacatolica.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário