quarta-feira, 13 de março de 2013

Quem foi Elías Calles?



Quem foi Elías Calles?

Calles foi presidente do México de 1924 a 1928, entres suas ações polêmicas, está a Lei Calles, que aplicou radicalmente as normas anticleircais da Constituição de 1917.

 A Lei Calles era totalmente anti-religiosa e uma verdadeira ação de guerra contra a Igreja Católica. Entre as ações propostas na lei estava à proibição que os padres usassem batinas em público, pena de 5 anos para padres que criticassem o governo, exigências governamentais para a ordenação dos sacerdotes, perseguição aos católicos que não aceitassem esses termos da legislação e etc.

 De início os Católicos passaram a resistir pacificamente, no entanto, as manifestações eram reprimidas com massacres e destruição das Igrejas. A perseguição endureceu até que culminasse em uma guerra civil-religiosa, no qual os católicos pegaram as armas e empregaram uma guerra contra o governo de Calles. Cerca de 30.000 católicos foram executados, muitos deles já reconhecidos pela Igreja como santos mártires.


Plutarco Calles fundador do PRI

Plutarco Calles fundou em 4 de março de 1929 o Partido Nacional Revolucionário (PNR), em 1928 o nome foi alterado para Partido da Revolução Mexicana (PRM), e finalmente em 1946 tornou-se o Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Ou seja, o partido que agora recupera a força no México, traz em sua história uma mancha sagrenta de um laicismo radical que ceifou a vida de idosos, jovens, crianças e mulheres pelo simples fato de professarem sua fé.













Que a memória dos mártires cristeros esteja sempre viva, para lembrar aonde pode chegar o ódio anti-religioso da esquerda.  Viva Cristo Rei !





http://candangoconservador.blogspot.com.br/2011/11/partido-que-guerrou-contra-os-cristeros.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário